quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Moça que fez o leite ficar famoso...



Estava aqui pensando que devo estar em meu 'inferno astral'(hihii) inferno astral lembra? Aniversário e Aniversário lembra? Brigadeiro, para os Paulistas e Negrinho para os Gaúchos. Fique com uma vontade..Mas peraí?! A Moça dona da 'caixinha mimosa' aqui também ficou curiosa para saber a origem do nome 'LEITE MOÇA'. Desta forma divido com vocês duas vontades: a de comer 'doces' feitos pela 'mocinha' e, a de saber onde ela nasceu. Parabéns para os criadores desta Delícia!!!-
-----------
A marca variava, dependendo do lugar - "Milkmaid" (EUA), "La Laitère" (França), "La Lechera" (Espanha), em todos esses casos significando sempre "vendedora de leite". Ou, apenas, "Condended Milk - Milkmaid brand". Assim chegou ao Brasil. Em 22 de janeiro de 1890, "O Estado de São Paulo" trazia, entre seus classificados, um anúncio discreto - "desembarcou no Brasil, e está à venda a varejo e a grosso, na drogaria São Paulo, na Rua São Bento, um novo produto - o 'Condended Milk - Milkmaid brand'".
A dificuldade em pronunciar o nome acabou levando o povo a chamá-lo só de "a lata da mocinha" referência óbvia à ilustração da camponesa.

Nenhum comentário: